MONSENHOR WESLEY RAVASSI B. DE OLIVEIRA
CUSTÓDIO PARA A TERRA SANTA


                 "A custódia da Terra Santa e seus lugares sagrados é responsabilidade da Santa Igreja, que se sente obrigada a tal zelo pelos lugares onde se realizaram os eventos salvíficos pelo seu divino Redentor. Jesus Cristo, em sua vida terrena, quis habitar na Terra Prometida pelo Pai ao povo de Israel. A Igreja, como novo povo de Israel, peregrinante à Jerusalém Celeste, ciente de que o Pai deve ser adorado em espírito e verdade, quer velar por este lugar tão sagrado, por sua história e em memória dos eventos que ali ocorreram."
 (item 01 da Bula Custodia Terræ Sanctæ)


A todos que lerem está míssiva, que a paz de Cristo esteja em vossas vidas.
A Custódia para a Terra Santa é destinada à promoção e a difusão da fé com suas peregrinações e eventos para fins vocacionais na Diocese de Roma.



                 " Dentre os lugares sagrados ocupa especial lugar no coração dos cristãos a Basílica do Santo Sepulcro, local da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Após ela, ocupa também lugar especial, a Basílica da Natividade, em Belém, onde o Verbo de Deus se encarnou para realizar sua obra redentora."
 (itens 04 da Bula Custodia Terræ Sanctæ)


Tendo em vista a carência que se dá por meio dos templos existentes citados à cima (02), vimos por bem iniciar a construção das seguintes obras presentes na Terra Santa:


- Basílica da Anunciação
“Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”.
(Lc 1, 28)
Local onde Maria aceita e acolhe o plano salvífico vindo de Deus Pai.

- Basílica de São José

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus."
(Mat 1, 18-25)
Local onde Jesus foi criado até a idade adulta, aprendendo a profissão de seu pai adotivo.

- Rio Jordão

“Então, Jesus veio da Galileia ao Jordão a João, a fim de ser batizado por ele. João, porém, queria impedir-lhe, dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?». Mas, Jesus lhe respondeu: «Deixa, agora é assim que nos convém cumprir toda a justiça». Então, ele o deixa fazer. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pairar sobre ele, e eis que uma voz vinha dos céus dizia: «Esse é meu Filho bem-amado, aquele que me aprouve escolher»”.
(Mt 3,13-17).
Local onde Jesus foi batizado e o Espírito Santo de Deus pairou sobre Ele.


Todas as construções mencionadas acima serão iniciadas gradativamente seguindo o item abaixo:


 "Qualquer clérigo pode trabalhar na edificação ou reconstrução dos lugares sagrados da cidade santa de Jerusalém e de outros locais da Terra Santa. As edificações e reformas devem estar, sempre, sob ciência do custódio para a Terra Santa e do Romano Pontífice, com suas devidas aprovações."
(item 02 da Bula Custodia Terræ Sanctæ) 


Anunciamos ainda que a Basílica da Santa Ceia já se encontra pronta para a Dedicação que se dará em breve pelas mãos do Santo Padre, o Beatíssimo pai João Paulo XVII.

- Basílica da Santa Ceia
(Construída por junior12771)

“E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós;
fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”.
 (1 Cor 11, 24-26)
Local onde Jesus nos dá à si próprio como Alimento.



Daremos início à reforma da Basílica da Natividade o mais breve possível, visto que, o mantimento da mesma por Clube do Arquiteto fica inviável.

Agradecemos a caridade e o auxílio de quem se sentir chamado à ajudar na construção das obras citadas, podendo entrar em contato com o Custódio, o Monsenhor Wesley Oliveira (jose01501).



 

CUSTODIA TERRÆ SANCTÆ